Postado por Cássio Fabre quarta-feira, 18 de junho de 2014 às 11:10
Boa tarde pessoal. Como dito na postagem anterior, vamos começar um série com o MS Access. Para quem não o conhece, clique aqui para saber quem é nosso camarada.

Só para ressaltar, este primeiro artigo é destinado a usuários que já tenham um mínimo conhecimento de VBA (Visual Basic for Application) e também da interface do Access. Mas isso não impede que você, caro colega iniciante como eu, leia o post e já vá se acostumando com algumas ferramentas e características do Access.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Antes de mais nada, eu sempre gosto de mostrar o resultado final do trabalho antes de começar a ensiná-lo. Obviamente não tem como mostrar o funcionamento do formulário através de imagem. Mas, pelo menos o layout ficará assim:


Primeira coisa que devemos fazer é criar o nosso banco de dados (bd). Uma coisa muito importante a respeito disso e que muitas das vezes não nos atentamos é criar o bd no formato correto.

Conforme este artigo do site da Microsoft, até a versão 2003, o Access tinha por padrão a extensão *.mdb e a partir da versão 2007 até a atual, que é a 2013, utiliza por padrão a extensão *.accdb. Sendo assim, você deve criar o seu bd de acordo com os usuários que o utilizarão, isto é, se haverá algum usuário de Access 2003 ou, quiçá, 98, crie seu bd com o formato mdb. Caso não, mande bala no accdb. Supondo que você mesmo não seja usuário de 2003 (hehe).

Não vou estipular um nome padrão para o seu bd pois não fará diferença algum no fim das contas.

Após criá-lo, a primeira coisa a ser feita é criar a tabela que comportará o cadastro dos seus produtos. Agora sim, faremos um padrão de nomes a ser seguido. Abaixo vou listar os padrões de nome que uso para os principais controles que insiro em meus programas.

Tabelas: tbl*                         Ex.: tblCadastroProdutos
Consultas: cst*                     Ex.: cstCadastroProdutos
Relatórios: rel*                     Ex.: relCadastroProdutos
Formulários: form*               Ex.: formCadastroProdutos
Botões: btn*                         Ex.: btnCadastroProdutos
Caixa de Texto: txt*             Ex.: txtCadastroProdutos
Caixa de Listagem: cbx*       Ex.: cbxCadastroProdutos

Nomear os controle de forma padrão vai fazer seu programa ficar pior ou melhor para o usuário? NÃO. Porém vai te dar uma facilidade extrema na horá de escrever seus códigos VBA. Por que? Um exemplo fácil é a inserção de uma Caixa de Texto: por padrão, o nome que o Access dá a esses controle é TextoXX, onde XX é um número qualquer. Agora imagine em um formulário de cadastro com vários campos texto, você identificar que a Caixa de Texto Texto23 refere-se ao campo nome e não descrição. Impossível, né?! Fora que você tem que prezar pela boa aparência e identação do seu código, assim como em um código para Web.

Prosseguindo... Crie a tabela de produtos. Eu darei o nome de tblProdutos. Nossa tabela será muito pequena, apenas para método de estudos. Se quiser, é só adaptar à sua necessidade. Os campos e características estão descritos abaixo.

codigo: Numeração Automática - Chave Primária
produto: Texto - 255 caractéres
obs: Memorando

Os nomes dos campos serão escritos do jeito que estão acima, tudo em minúsculo e sem acentuação.

Salve a tabela. No próximo artigo, começaremos a configurar nosso formulário.

0 comentários:

Postar um comentário